8 de maio de 2012

Síndico, faça uma horta.


É tão simples ter uma horta comunitária em um condomínio, não é?  Não sei, pois ainda não tive a chance de usufruir dessa experiência e, talvez, para alguns condôminos um projeto assim possa parecer fantasioso quando comparado à realidade  cotidiana.

Uma horta, assim como um jardim, dá vida ao cinza do concreto de nossos condomínios. E onde temos mais verde, o clima é melhor, tudo fica mais bonito.

Então, uma bela horta é sempre bem-vinda. Alguns condomínios já aderiram a esse projeto.

Além de todos os benefícios diretos que uma horta pode trazer, podemos minimizar o mal que o lixo orgânico causa quando jogado nos lixões, transformando boa parte dele em adubo para esse espaço onde teremos verduras e legumes 
Horta em condomínios

Os resíduos orgânicos depositados em lixões poluem o solo e fontes de água potável; atraem animais e insetos  que transmitem doenças e produzem gases nocivos, entre outros problemas. Porém, esses resíduos sendo transformados em adubo, irão melhorar a qualidade do solo, fertilizar a terra, manter a temperatura e os níveis de acidez, ajudar na retenção e drenagem da água e por ai vai...

Uma horta no condomínio contribuirá para que seus moradores consumam produtos orgânicos (que são mais saudáveis). Além disso, vale citar que o solo de cultivo orgânico captura bem mais gás carbônico do que a agricultura convencional. Bom para todos.

Síndico, faça uma horta
                             Saiba como montar uma horta em seu condomínio
alface, tomate, temperos, salsinha na horta d condomínio

Vejam no link que segue uma  matéria muito bacana sobre  como é possível fazer uma horta sem gastar quase nada. Mostra como podemos aproveitar pequenos espaços  e, inclusive, reutilizando e reciclando material. É tudo muito prático, com reaproveitando de água e  com um método para que os canteiros sejam movimentados para onde possam receber a luz do sol. Clique: Reaproveitamento de material e alimentação saudável    

Se no seu condomínio não existe espaço horizontal, as hortas podem ser verticais, como por exemplo, no muro. Na Fanpage Novos Rurais  sempre surgem ótimas ideias a respeito.

Já sabemos que podemos fazer uma horta até mesmo no telhado. Pesquisando nos sites de buscas encontramos diversos exemplos, como nesta matéria, onde o  assunto é muito bem abordado e com ótimas informações. Clique: Crianças e horta no telhado   

Mas se você não quer por a mão na massaops, na terra, outros podem querer. Estamos em tempos de mudanças, isto é, de revermos hábitos e reciclarmos idéias. Assim, vamos conquistando uma vida mais sustentável para todos. Pequenas ações, como uma horta, estão na lista para a realização desses objetivos.

Além do mais, o projeto pode ser elaborado de modo que alguns profissionais do condomínio recebam treinamento; e também é possível terceirizar o que possa exigir uma   atenção mais especializada, assim como já o fazemos para os cuidados do jardim.

Então, síndico, vamos fazer uma horta?