17 de fevereiro de 2013

O que consome mais água?

Para um banho de 30 minutos consumimos uma média de 90 litros de água. Enquanto isso, para a produção de uma única xícara de café, lá se vão 140 litros.

A produção de bens de consumo é uma das maiores vilãs do uso da água
E a agricultura, então...

Ainda bem que boa parte das empresas está revendo seus processos de produção, inclusive sobre o uso da água.
Consumo de água
Reaproveitar a água é um dos caminhos.
Reduzir a quantidade utilizada e evitar a poluição de rios e mares, também.

Afinal, para produzir 01 quilo de açúcar, apenas 01 quilo, são consumidos 1.500 litros de água...

Ao acionarmos a descarga do vaso sanitário, a média de água é em torno de 12 litros. Mas pode ser apenas seis, com as caixas acopladas.


Para produzir 01 kg de arroz, lá se vão, de novo,  3.400 litros de água...

Diminuírmos o consumo de muitos bens e até mesmo abolirmos alguns, contribuí para preservarmos a água e também todo o meio ambiente, mas não tanto quanto termos acesso aos produtos desenvolvidos respeitando o tripé da sustentabilidade; onde, talvez, encontra-se a verdadeira solução.
Consumo de água
Mesmo porque a economia do mundo ainda gira em torno da compra venda, da oferta e da demanda. Seja produto, serviço ou...ideia.

A produção de bens de primeira necessidade é constante, pois parece-me, não sei, que seria bem complicado viver no planeta sem eles. E esses gêneros básicos também consomem muita água em seu processo de fabricação.

Sendo assim, torna-se bastante interessante que sejamos cada vez mais bem informados sobre o equilíbrio necessário no uso da água em todos os setores, não apenas em nossos afazeres cotidianos.

Fonte:
Água e bens de Consumo
P.s.: Algumas informações busquei neste link http://consumidormoderno.uol.com.br/comportamento/brasil-e-um-dos-que-mais-gasta-agua-em-bens-de-consumo-saiba-onde , porém, não está abrindo mais e não sei o porquê.