17 de setembro de 2015

Bolinhas de queijo e aipim #minhareceita

Adooro bolinhas de queijo. Muitas vezes meu lanche preferido no final da tarde são essas tais bolinhas acompanhadas de um gelado guaraná Antarctica. Já aprendi a receita tradicional e ficam deliciosas. Mas segue aqui um outro estilo de fazê-las, e com aipim.




Vamos lá:

Ingredientes: aipim cozido, queijo ralado, sal e só. Isso se você quiser colocar sal, dependendo do queijo que for usar. Usei queijo caipira que fazemos aqui na roça.

Quantidade: 70% de aipim para 30% de queijo, mais ou menos isso.


Para empanar: farinha de trigo misturada com água e farinha de rosca
1/2 litro de água para duas colheres de sopa de trigo


Modo de fazer: amassar o aipim como se faz purê; e é bom amassar e amassar feito massa de pão, até que fique bem lisinho e desgrude das mãos. Depois misture bem, muito bem com o queijo ralado, faça bolinhas, empane e frite.
Empanar?  Mergulhe as bolinhas na mistura de água e trigo e jogue no recipiente com farinha  de rosca.

Deeepoiis é só abrir uma garrafa de refrigerante de guaraná eee. nhac... ; )


Sobre a quantidade dos ingredientes
Acho até que eu deveria passar em quantidades mais exatas, até porque exatamente nessa receita das fotos errei um pouquito, sem perceber exagerei no queijo e as bolinhas ficaram meio moles e com isso também acabaram perdendo na crocância que o empanado dá ao fritar. Mas mesmo assim ficaram deliciosas. Normalmente ficam crocantes por fora e macias por dentro. E sequinhas, sem absorção de gordura.

Confesso que meu medidor é o chutometro, sou amadora na cozinha, cozinho por diversão e gula.